terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Eu tinha trago? Que é isso, minha gente?

TRAGO? CHEGO? PREGO?

Tenho visto, cada vez com mais frequência, o uso indevido do particípio. Como a coisa está beirando as raias da aberração, resolvi escrever sobre o assunto.

Existem em nossa língua os chamados verbos ABUNDANTES, que têm duas ou mais formas equivalentes, geralmente de particípio. Seguem-se alguns exemplos:

INFINITIVO         PART.  REGULAR      PART. IRREGULAR
acender      acendido         aceso
soltar       soltado          solto
isentar      isentado         isento
aceitar      aceitado         aceito
expulsar     expulsado        expulso
salvar       salvado          salvo
suspender    suspendido       suspenso
eleger       elegido          eleito
pegar        pegado           pego

Os particípios regulares são usados na voz ativa com "ter" e "haver", enquanto os irregulares são empregados na voz passiva com "ser", "estar", "ficar" etc.

Exemplos:
  • Eu tinha acendido o fogo, mas alguém apagou. (ativa)
  • Eu havia acendido o cigarro, pois estava nervoso. (ativa)
  • A churrasqueira estava acesa quando eu cheguei. (passiva)
  • A luz ficou acesa a noite toda. (passiva)
  • A criança caiu por ter soltado a mão do corrimão. (ativa)
  • O bandido foi solto. (passiva)
Convém notar que há verbos que só aceitam o particípio irregular, e o que seria o particípio regular não é aceito.

ABRIR/aberto, nunca abrido
COBRIR/coberto, nunca cobrido
ESCREVER/escrito, nunca escrevido
FAZER/feito, nunca fazido

Mesmo o Word sabe que está errado. Se você abrir este texto no Word e a opção de verificação de ortografia estiver ativada, verá palavras sublinhadas com vermelho nas quatro linhas acima.

Até aqui tudo bem. Mas o que me levou a despender algum tempo pesquisando sobre este assunto foi o uso inadequado do particípio de alguns verbos, tais como:
  • Eu tinha trago trabalho para fazer em casa.
  • Não me deixaram entrar porque eu havia chego atrasado.
  • Eu já tinha prego naquela igreja.
Chega a doer nos meus ouvidos.

Os verbos trazer, chegar e pregar, entre outros, não são ABUNDANTES, e por isso só podemos usar o particípio regular, tanto na voz ativa, quanto na passiva.
  • Eu tinha trazido trabalho para fazer em casa. (ativa)
  • Não me deixaram entrar porque eu havia chegado atrasado. (ativa)
  • Eu já tinha pregado naquela igreja. (ativa)
  • O trabalho foi trazido. (passiva)
  • Jesus Cristo foi pregado. (passiva)
Agora já sabem: não falem tinha trago, tinha chego ou tinha prego perto de mim, ou eu posso ficar zango, aliás, zangado, pois zangar não é abundante.

Mas se você falar “Eu trago minha Bíblia, chego cedo e prego a Palavra”, então tudo bem, eu não me zango.

Devanir Nunes
ultima-flor-do-lacio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos.