sábado, 25 de fevereiro de 2012

Sem essa!


– Menino, me dê este livro.
– Sem essa!

Pois é, a primeira frase acima contém, aparentemente, um erro. Mas vamos por partes, no final eu digo qual é.
Você sabe quando usar esta ou essa? Este ou esse? Isto ou isso? Vamos complicar? Vamos acrescentar aquela, aquele, aquilo? E também aqueloutro?!

Nem tente entender isso (ou seria isto?) a partir do dicionário (Aurélio, Houaiss ou outros). Tais verbetes, para serem entendidos na íntegra, requerem que você faça parte de uma espécie de ISPCL (irmandade secreta dos profundos conhecedores da língua), e que já tenha atravessado diversos ritos de passagem, chegando a altos graus dessa sociedade, sendo que, a cada salto de grau, o número de anos de estudo cresce exponencialmente.

Desculpem-me por esse (ou seria este?) “exponencialmente”. É que sou, “tipo assim”, um adúltero, um bígamo. Sou casado com a Matemática (tenho até certidão de casamento, meu diploma de Estatístico, e trabalhei por décadas em Informática), mas sempre tive uma paixão incorrigível pela Língua Portuguesa; ah, como é linda!

Mas voltemos aos pronomes demonstrativos. Ah, sim, preciso explicar. Aquelas palavras em vermelho são pronomes demonstrativos. Pronome? Demonstrativo? Sim.

  • Pronome – Palavra que pode estar no lugar de um nome, também conhecido como substantivo. E nome é tudo que nomeia as coisas. Como se vê, substantivo e nome são sinônimos.
  • Demonstrativo – Que demonstra, que especifica.

Então, pronome demonstrativo é algo que substitui um nome e especifica o elemento a que se refere. Suponhamos o seguinte diálogo:

– A qual livro você se refere?
– A este.

Nesse exemplo, no momento da pergunta, livro é um nome, nomeia um objeto, mas até aqui está genérico, pode ser qualquer livro. No momento da resposta, o pronome este substitui o nome livro e especifica (demonstra) exatamente a qual livro se refere.

Mas quando usar cada um desses (vamos estufar o peito)  PRONOMES DEMONSTRATIVOS?

Basicamente, conforme definido em vários dicionários e em vários sites da língua portuguesa, as regras são muito simples. Mas, quando saímos do básico!...

Regra 1 -
  • Esta, este, isto – Se estivermos nos referindo a pessoa, coisa ou lugar, esses pronomes serão os escolhidos quando a pessoa, coisa ou lugar referido estiver próximo de nós, de quem está falando.
  • Essa, esse, isso – Se estivermos nos referindo a pessoa, coisa ou lugar, esses pronomes serão os escolhidos quando a pessoa, coisa ou lugar referido estiver próximo do(a) nosso(a) interlocutor(a), a pessoa com quem estamos falando.
  • Aquela, aquele, aquilo – Se estivermos nos referindo a pessoa, coisa ou lugar, esses pronomes serão os escolhidos quando a pessoa, coisa ou lugar referido estiver distante tanto de quem fala como de quem ouve.
Exemplos:
  • Este livro (que está nas minhas mãos) é muito bom.
  • Essa caneta (que está nas tuas/suas mãos) é muito cara.
  • Aquele menino (longe de mim e de você, lá na gangorra, por exemplo) é seu filho?
Regra 2 –

Diferentemente da regra anterior, que serve quando estamos nos referindo a pessoa, coisa ou lugar, a regra 2 é usada quando em uma frase nos referimos a dois ou mais elementos (que também podem ser pessoas, coisas ou lugares), e a seguir queremos ressaltar um deles. A ideia aqui não é apenas demonstrar, mas ir além, ressaltar, colocar em evidência.

Exemplos:

  • Esta, este, isto – Se queremos ressaltar o último elemento citado, esses pronomes serão os escolhidos. Podemos, a exemplo da regra 1, fazer uma analogia de proximidade. O elemento a ressaltar está mais perto do que estamos falando ao ressaltar.
  • Aquela, aquele, aquilo – Se queremos ressaltar um elemento que não seja o último citado, esses pronomes serão os escolhidos. Podemos, a exemplo da regra 1, fazer uma analogia de proximidade. O elemento a ressaltar não é o que está mais perto do que estamos falando ao ressaltar.
Exemplo:

  • Há dois bons jogadores em campo: Dedé e Ronaldinho. Mas gosto mais daquele do que deste. (No momento em que falo de quem gosto mais, Dedé está “longe”, por isso é definido como aquele - daquele -, enquanto Ronaldinho está “perto”, por isso é definido como este - deste.)
Regra 3 –

Aqui escolhemos o pronome demonstrativo conforme o tema principal da frase já tenha sido definido, ou ainda vá ser anunciado.

  • Esta, este, isto – Se queremos fazer uma introdução e depois (futuro) definir o tema, esses pronomes serão os escolhidos.
  • Essa, esse, isso – Se já definimos (passado) o tema e a seguir vamos fazer alguma referência a ele, esses pronomes serão os escolhidos.
Exemplos:

  • O problema é este: estou sem dinheiro. (O tema, falta de dinheiro, veio depois.)
  • Estou sem dinheiro, esse é o problema. (O tema, falta de dinheiro, veio antes.)
Há outras regras, mas essas são as mais importantes. Aprofundar mais, seria como ensinar trigonometria a um menino que está no terceiro ano do Ensino Fundamental.

Se quiserem me enviar dúvidas específicas, fiquem à vontade. Tentarei responder rapidamente. Isso eu prometo.

Ah, quase me esqueci, mas acho que agora nem precisaria mais explicar. O erro daquela frase é que, se usei este, o livro está perto de mim. Não faria muito sentido mandar alguém entregá-lo a mim. Mas por que usei “aparentemente”? Bom, é possível que eu seja preguiçoso e, mesmo o livro estando perto de mim, mande alguém vir pegá-lo para mim. Aí, a frase estaria correta. E provavelmente eu receberia aquela resposta.

Devanir Nunes
ultima-flor-do-lacio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos.