quinta-feira, 1 de março de 2012

Aqueles que estamos ...

A princípio esta expressão não parece ter nada de mais (não confundir com demais). Ora, ela pode bem ser parte da seguinte frase: Aqueles que estamos ajudando vão se dar bem. Mas não é disso que quero tratar. Quero estudar uma forma especial de “aqueles”, que tem o significado de “nós”.

– Oh, existe isso?!
– Claro!
A primeira vez que ouvi o Rev. Marcos Amaral dizer “Aqueles que podemos, nos ajoelhemos e oremos”, senti um incômodo auricular. Achava eu que ele deveria ter falado “Aqueles que puderem, ajoelhem-se e orem”.

Mas não sou radical. Conversei com a Simone em casa, e ela opinou que estava certo. E ainda explicou que é porque ele estava se incluindo. Consultei meus alfarrábios e a Internet, e concluí: Simone estava certa em dizer que o pastor estava certo.

E o que encontrei nas tais consultas?  Encontrei que, sim, o vocábulo aqueles pode ser usado no lugar do vocábulo nós.

Veja alguns exemplos que pincei na Internet, proferidos por pessoas e sites de bom nível de conhecimento:
  • Todos aqueles que somos beneficiados pelo processo de orientação do projeto de desenvolvimento ... (http://www.triplov.com/buarque/index.html)
  • O bom ateu é um desafio para todos aqueles que temos fé e que vamos  assiduamente à igreja ou ao templo. (http://catolicos-na-florida-margate.org/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=245:o-bom-samaritano-e-o-bom-ateu&catid=35:homilias&Itemid=63)
  • Não somos aqueles que estamos dizendo adeus. (Dilma Roussef, no discurso de despedida)
  • Somos aqueles que diuturnamente trabalhamos na vigília, realizando um serviço de prevenção ... (http://www.diariodeumpm.net/2007/02/25/voces-sabem-quem-somos-nos/)
  • Aqueles que trabalhamos com uma criança ... estamos imersos em uma urdidura e uma trama incerta, pois os fios desta rede se tecem ...
    (http://www.proceedings.scielo.br)
É isto.

Devanir Nunes
ultima-flor-do-lacio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos.