segunda-feira, 26 de março de 2012

Se me chamar de racista, a coisa fica preta

Talvez o título seja meio provocativo. Mas foi a forma que me pareceu sensibilizá-lo a vir até aqui, e ler.

Algumas vezes na vida utilizei a expressão "a coisa tá preta". Quase todas as vezes em que falei isso para algum negro recebi uma resposta, clara ou velada, de que a expressão não caiu bem.

Nada a ver. Nossa língua é rica, e é preciso entender direito os significados das expressões antes de tachá-las disso ou daquilo.

Não sou racista. Não sou mais. Já fui, até por volta da adolescência, ou início da juventude. Mas, por favor, não me crucifiquem por isso. Era (ou ainda é) uma coisa cultural, de herança, que tem diminuído, mas não podemos prever quando acabará por completo. A maioria dos brancos, filhos de pais brancos, ou com predominância de "sangue branco", passa por isso durante o seu crescimento. Passei a infância e mais um pouco ouvindo expressões preconceituosas do meu próprio pai, e outros adultos do meu círculo. E uma infinidade de piadas menosprezando negros; e portugueses; e baianos. Os diferentes, enfim.

É difícil se libertar disso, meus amigos negros, portugueses e baianos. Mas consegui. Acreditem, consegui. E não foi hoje, já faz muito tempo. Podem me dar os parabéns, porque a luta foi dura.

Agora, quando eu disser que "a coisa tá preta", por favor, não vejam nisso uma recaída. Antes, olhem no dicionário.

Pois nem sempre usar a palavra preta como adjetivo vai significar algo ruim, feio, perigoso, degradante.

Às vezes essa palavra é utilizada para designar coisas boas.

Não acredita. Então vejamos.

Quando eu digo que "você é o rei da cocada preta", isso é bom ou ruim?

Se eu acerto na loteria (isso é bom, pois não?), eu ganho uma "nota branca" ou uma "nota preta"?

Qual a bola de maior valor na sinuca, no bilhar e jogos similares? Não é a branca, é a preta. A branca, aliás, não vale nada; é apenas coadjuvante.

E qual a cor da faixa do bambambã em todas as artes marciais? E dos neófitos? Ah, você sabe!

Ou seja, usar cores como adjetivos não tem qualquer significado pejorativo. Dizer que "a coisa está preta" não vai denegrir (trocadilho inevitável) ninguém.

Como curiosidade, listo algumas cores e significados que lhes são atribuídos (aceito colaborações):
  • verde de inveja
  • azul de fome
  • roxo de paixão
  • bilhete azul
  • branco de susto
  • vermelho de raiva
  • tudo azul
  • amarelo de medo (Ronaldo Fenômeno amarelou, lembram?)
Devanir Nunes
ultima-flor-do-lacio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são sempre bem-vindos.