segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Encima ou em cima?


Dia desses uma amiga pediu que eu revisasse um texto. Lá pelas tantas aparecia a palavra "encima". Falei que estava errado, que o correto era "em cima". Minha amiga argumentou que existiam as duas formas, e que tinha visto no dicionário. Pedi para ver o dicionário, e constatei que havia a palavra "encimar", mas nada de "encima". E a definição de encimar é colocar em cima, e não encima. Aí ela disse que pesquisou na Internet, no site de uma professora cujo nome me escapa, e que a professora dizia que aquela forma poderia ser usada na linguagem coloquial.

Sinto um arrepio quando alguém cita "linguagem coloquial". Mais até do que quando ouço "licença poética". Em minha opinião essas duas figuras, embora tenham lá a sua utilização (restrita) abrem a porta para uma enxurrada de aberrações.

Não que eu rejeite totalmente o padrão coloquial; até uso-o de vez em quando, mas sempre de acordo com as definições abaixo (fonte: http://www.redacaocriativa.com.br/linguagem-culta-ou-coloquial-voce-sabe-a-diferenca.html).

Linguagem culta ou formal -> caracterizada pela correção gramatical, ausência de termos regionais ou gírias, bem como pela riqueza de vocabulário e frases bem elaboradas. Salvo raras exceções, é a linguagem dos livros, jornais, revistas e, é claro, a linguagem que você deverá empregar em sua prova.

Linguagem coloquial -> é aquela que usamos no dia-a-dia, nas conversas informais com amigos, no bate-papo e no bilhete para a empregada ou para o filho que irá chegar, com as instruções para o jantar. Descontraída, dispensa formalidades e aceita gírias, diminutivos afetivos e termos regionais.

Repararam que não diz que aceita erros de ortografia?  E que também é para ser usada em um círculo muito pequeno?

Talvez a confusão com encima se deva ao fato de existir embaixo. Mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Embaixo é sempre junto e em cima é sempre separado.

Para mim, esse episódio mostra o perigo de se usar a Internet para tirar dúvida e aceitar a opção que aparece no topo da lista de hits. Lembremos que qualquer um pode colocar qualquer coisa na Internet. Na hora de usarmos essa ferramenta, devemos ser muito criteriosos. No caso de Português, melhor ficarmos com os tradicionais Bechara, Pasquale, Moreno, Nogueira e alguns poucos outros. Estou preparando uma lista e enviarei àqueles que se interessarem.

PS - Algum tempo depois de ter escrito este texto, criei um sítio para divulgar meus trabalhos de revisão de textos. A lista de que falo acima está lá, em http://devanirnunes.wix.com/devrev.

Devanir Nunes
ultima-flor-do-lacio.blogspot.com.br

4 comentários:

  1. Adorei esta parte: "Repararam que não diz que aceita erros de ortografia? E que também é para ser usada em um círculo muito pequeno?" Ri muito.

    Agora uma sugestão para um próximo texto... "Esta ou Essa" Eu fico doido pra saber quando se usa um ou outro, na linguagem coloquial 99% das pessoas não fazem distinção (eu incluído).


    abs

    ResponderExcluir
  2. Eu já gostei desta outra frase do POST: "Para mim, esse episódio [coloquial] mostra o perigo de se usar a Internet para tirar dúvida[...]"

    Existem pessoas que até escrevem bem, porém como erram nas pontuações.
    Isto acaba fornecendo um novo sentido a tão ilibada frase.

    Proponho um novo post com o tema AMBIGUIDADE. Que tal ?

    Abrç
    Nilton Quaglioz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, mais uma boa sugestão! Aceita. Vai pra fila. Já tenho na cabeça duas frases que ouvi no rádio e na TV, que certamente aproveitarei. Mas não vou dizer agora, para não estragar a expectativa.

      Excluir

Seus comentários são sempre bem-vindos.